Saiba mais sobre o 
Carpinejar

Biografia

Fabrício Carpinejar tem várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas, influenciador digital com seis milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo e professor de Estética no Pós-Graduação da PUC-RS.

O comunicador escreve crônicas diárias para o jornal Zero Hora (RS), semanal para o jornal O Tempo (MG)e é comentarista da Rádio Gaúcha.

Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como "usina de lirismo" ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr ("Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora"), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões.

Com 52 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país.
Ele transita com desenvoltura entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens.

Seu novo livro, “Se eu soubesse” (Grupo Editorial Record) é um testemunho da maturidade, reúne gratidão pelos pais, reminiscências familiares, reflexões a respeito da criação dos filhos, a provação do ninho vazio, a frutificação do casamento na meia-idade, recomeços profissionais e pessoais, numa abordagem do cotidiano lúcida e sensível, com soluções maravilhosas para os problemas da alma.

O escritor meditou a respeito do luto, da perda e da saudade, no dueto de obras, “Depois é Nunca” (2021) e "Manual do Luto"(2023), mostrando corajosamente que o luto não é uma fase e dura a vida inteira.

Já "Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (2018), best-seller que aborda a velhice, figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019.

O poeta também é famoso nas redes sociais por postar pequenos pensamentos escritos em guardanapos, que compartilha diariamente com seus seguidores.
Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock.

Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.
No RS, tem o título de colunista mais amado e mais lembrado pelos leitores em pesquisa Top of Mind 2021, 2022, 2023 e 2024, da revista Amanhã. E também, pelo mesmo censo, foi eleito o Influenciador Digital mais destacado em 2022. Assumiu o patronato da Feira do Livro de Porto Alegre em 2021.

É uma das figuras mais solicitadas por empresas no país para falar sobre empatia e criatividade em ambientes de crise e adversidade. Entre as beneficiadas: Sicredi, BDMG, Bancoob, Itaú, Bradesco, TRT de cinco estados, Grupo Santander, Banrisul, Sebrae, Senac, Petrobrás, Nacional Gás, Boticário, Unimed, Ajuris, Ministério Público do RS, Receita Federal, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do RS, Natura, Conarec, Simers, Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outros.


Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Fronteiras do Pensamento, Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ).


O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.

 

CONHEÇA O ACERVO

Lançamentos infantis


Menino Vegetariano
Médico das roupas
Vovó é poder
A Menina Alta 
Filhote de Cruz Credo (prêmio APCA)
Lulu
Votupira, o vento doido da esquina (prêmio Jabuti)
A girafa é minha
Diário de um apaixonado
Box coleção Pedaços de vida (infância e adolescência)
Box coleção Vidas em pedaços (paternidade)


Crônicas e reflexões

Se Eu Soubesse
Manual do Luto
Depois é Nunca
Coragem de Viver
Colo, por favor! – Reflexões em tempos de isolamento
Amizade é também amor (finalista Jabuti)
O Amor esquece de começar 
Família é tudo 
Cuide dos pais antes que seja tarde
Minha esposa tem a senha do meu celular 
Felicidade incurável
Para onde vai o amor
Espero Alguém
Mulher perdigueira
Me ajude a chorar
Ai Meu Deus, Ai Meu Jesus
Borralheiro
Canalha (prêmio Jabuti)


Poesia


Carpinejar
Todas as mulheres
Meu Filho, Minha Filha
Cinco Marias
Caixa de sapatos (antologia)
Como no céu/Livro de visitas
Biografia de uma árvore (prêmio Olavo Bilac da ABL)
Terceira sede
Um terno de pássaros ao sul
As solas do sol
Box com poesia completa

Fabrício Carpinejar3 Crédito Ricardo Lage
feira do livro68-11
Fabrício Carpinejar Crédito Annick Melo

Fale comigo

Contrate
agora uma 
palestra

Preencha o formulário para receber um orçamento
personalizado para a sua empresa ou evento.

Termos de uso e politica de privacidade